Mandamento Wiccan

Faça o que entender, desde que não prejudique ninguém

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os 13 Mandamentos das Feiticeiras


1 - Praticar rituais para se colocar em harmonia com o ritmo das forças naturais, marcadas pelas fases lunares e das estações do ano.

2 - Viver em harmonia com a natureza, no seu equilíbrio ecológico e respeitando a vida dentro dum conceito de evolução.

3 - Reconhecer um poder maior não detectado pelas pessoas comuns. Sendo tão forte, é por vezes denominado sobrenatural, mas é visto como parte de algo, que pode ser alcançado por todos.

4 - Acreditar que o poder do universo manifesta-se através das polaridades, como masculino e feminino e que esse mesmo poder reside em todas as pessoas e opera mediante interacção dos 2 principios. Valorizando-os, sabendo que cada um é o suporte do outro.

5 - Reconhecer tanto o mundo externo como o interno ou psíquico. Prestar igual atenção às 2 dimensões, considerando ambas necessárias para sua realização.

6 - Não conhecer hierarquia autoritária, mas honrar os que ensinam, respeitando aqueles que partilham os seus conhecimentos e sabedoria.

7 - Considerar que a religião, magia e sabedoria, unem as feiticeiras de modo a viverem dentro dum mundo com conhecimento e tranquilidade.

8 - Reconhecer que ao chamar-se "Feiticeira" não constitui um titulo. É simplesmente alguém que tenta controlar as forças vitais dentro de si, de forma a viver sabiamente, em harmonia com a natureza e sem prejudicar ninguém.

9 - Afirmar a sua crença na vida, no progresso, na evolução e no desenvolver do caminho, valorizando o universo conhecido e o seu papel dentro dele.

10 - A sua única querela contra qualquer religião ou filosofia reside no facto da liberdade dos demais, poder ser suprimida ou anulada.

11 - Não se envolver em debates sobre o passado, as origens dos diversos termos, a legitimidade de vários aspectos de diferentes tradições, interessando-se unicamente pelo presente e futuro.

12 - Não aceitar o conceito do mal absoluto, nem adorar nenhuma entidade conhecida como Satanás ou Diabo. Não procurar a obtenção de poder através do sofrimento dos demais, nem permitir que advenha algum beneficio pessoal por tais meios.

13 - Procurar dentro da natureza o necessário para a sua saúde e bem estar.