Mandamento Wiccan

Faça o que entender, desde que não prejudique ninguém

domingo, 19 de outubro de 2008

Culinária

Tarte da Colheita - Mabon
2 maçãs
manteiga
queijo cheddar ralado
massa para tortas
1 colher de sobremesa de açúcar branco
1 colher de chá de canela
4 ovos
1,1/2 chávena de natas

descasque e corte as maçãs em fatias, frite-as na manteiga durante 5m. Salpique-as com açúcar e canela. Recheie a massa com as maçãs. Bata os ovos juntamente com as natas e o queijo. Espalhe por cima da massa. Leve ao forno por 35m.




Salada de Desejos - Litha
1/2 repolho roxo
1 alface
3 tomates
15 azeitonas
1/2 cebola roxa
1 beringela
azeite
1 dente de alho
Corte a beringela em fatias. Coloque o azeite em lume brando. Quando estiver bem quente, junte o alho esmagado e a beringela até dourar. Retire do lume e escorra do azeite. Pique o repolho e a alface, corte os tomates em fatias,as azeitonas e a cebola. Decore o fundo do prato com a beringela, coloque a seguir a alface e repolho e por cima a cebola com as azeitonas e as fatias de tomate.

Hidromel sem álcool
2l de água mineral
2 chávenas de mel
1 colher de chá de noz moscada
2 limões
Corte o limão em rodelas e ferva todos os ingredientes numa panela de barro. De vez em quando têm de retirar a "nata" que se vai formando, com uma colher de pau. Quando não houver mais "nata", acrescente na panela 2 pitadas de sal e sumo de limão. Coe e deixe arrefecer. Depois é só servir à temperatura ambiente.

Biscoitos de aveia de Beltane
1 e 1/2 chávena de farinha de aveia
1/2 chávena de açúcar mascavado
3/4 chávena de margarina
1 ovo
1 chávena de bananas cortadas em rodelas
1/2 colher de chá de fermento em pó
canela em pó a gosto
Aqueça o forno. Misture a farinha, fermento e o açúcar até ficar homogéneo. Deixe repousar por 30m. Junte a manteiga, ovo e a banana. Unte uma forma e vá colocando pequenas porções do tamanho de biscoitos. Leve ao forno durante 15 minutos.






Ovos recheados de Ostara
8 ovos cozidos
2 chávenas de maionese
1 colher de sobremesa rasa de açúcar
1/2 chávena de vinagre de maça
tomilho fresco ou manjericão
agrião
Corte os ovos já cozidos ao meio e retire as gemas. Misture-as com a maionese, açúcar e vinagre. Bata até ficar cremoso. Encha as claras com esta pasta. Enfeite com manjericão ou tomilho e decore o prato com folhas de agrião.

Pudim de Imbolc
1 chávena de arroz
4 chávenas de leite
1 chávena de açúcar
2 ovos batidos
1 chávena de maisena misturada com leite
baunilha e canela em pó a gosto

Leve ao lume o arroz, a maisena, leite, açúcar, ovos e baunilha, mexa até tornar-se numa massa. Depois do arroz cozer, retire do lume e disponha em taças, polvilhando com a canela. Quando arrefecer, meta as taças no frigorífico.

Se é um wiccano solitário, enquanto mexe o pudim, deverá focar os seus pensamentos nas situações que deseja ver crescer na sua vida.

Biscoitos de Yule
900g farinha de trigo
240g açúcar branco
60g de margarina
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de soda (para alimentos)
5 colheres de chá de fermento
1/2 litro de leite
1 ovo

Bata a margarina e a farinha, misturando os outros ingredientes. Faça um monte com a massa, abra um buraco no meio e deite o leite. Misture tudo de forma a ficar homogéneo. Deixe a massa levedar por 2 horas. Estique-a com o rola da massa e corte-a nos formatos que quiser. Unte um tabuleiro com manteiga, coloque os biscoitos e leve ao forno.


Bolo de Samhain
300g de frutas cristalizadas
50g de cerejas
50g de açúcar mascavado
200g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
250ml de chá quente de maçã
1 ovo
1 colher de sopa de marmelada
várias surpresas de Samhain (metais) embrulhadas em papel de alumínio.
Misture as frutas e as cerejas ao açúcar e cubra com o chá. Deixe macerar durante meia a uma hora. Acrescente a farinha peneirada e o fermento e misture tudo muito bem. Coloque o ovo e a marmelada e misture. Acrescente por fim as surpresas e misture. Unte a forma e despeje a massa. Decore o topo com mais cerejas e leve ao forno quente por 45 minutos.


BOLO "COMPROMISSO WICCANO"
l chávena de manteiga, l chávena de açúcar, 1/2 chávena de mel ,5 ovos, 2 chávenas de farinha, 2 colheres de sopa decasca de limão ralada,2 colheres e 1/2 de sopa de suco de limão,l colher (de chá) de água de rosas,l pitada de manjericão,6 folhas frescas de gerânio rosa.
Numa tigela grande apropriada bata a manteiga e o açúcar até ficar leve e com bolhas. Adicione o mel e misture bem. Coloque os ovos, um a um, batendo bem. Adicione a farinha aos poucos,
misturando com uma colher grande de madeira. Bata as raspas de limão, o sumo do limão, a água de rosas e a pitada de manjericão. Forre uma forma untada para pão com 22cm x 12cm x 7cm com as folhas de gerânio rosa e despeje a massa. Asse o bolo em forno pré-aquecido a 350° por uma hora e 15 m. Retire do forno quando estiver pronto e deixe-o descansar 20 m. antes de desenformar. Cubra com glacê ou açúcar antes de servir.