Mandamento Wiccan

Faça o que entender, desde que não prejudique ninguém

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

origens






PaleolíticoNeste período surgem algumas respostas às mais antigas práticas de magia. As tribos do paleolítico dependiam da luz solar para desenvolver as suas actividades. Não tinham conhecimento científico que lhes proporcionasse respostas e ao escurecer viam-se privados do seu maior sentido: a visão. Sem ela, o mais natural seria usar o tacto. Com esses 2 sentidos, tacto e visão, descobriram o básico.
Mas os maiores mistérios qua chamavam a atenção eram com toda a certeza a Lua e o Sol. A lua comandava a escuridão e o Sol dava o poder de ver, dominando a claridade.
Provavelmente terá surgido assim o primeiro culto a 2 deidades intocáveis que comandavam os 2 estágios primários da vida: o dia e a noite.
As sociedades antigas ao adorarem a Lua e o Sol apercebem-se da existência do Tempo, apercebem-se que o Sol nasce e morre todos os dias e que à Lua acontece o mesmo, mas demorando mais tempo. Começaram assim a controlar o tempo pelas fases da Lua.
As mulheres eram responsáveis pela manutenção das tribos e eram as únicas que geravam nova vida, enquanto os homens eram responsáveis pela caça, pesca e defesa do seu povo.

Formação do RitoA mulher era idolatrada por gerar vida, mas o homem entendeu que também ele era importante pois era activo e dador, enquanto a fêmea era o receptor. Houve então a necessidade de criar uma deidade masculina que surgiu como sendo o “Deus de Chifres”. Chifres simboliza a caça, simboliza todas as actividades que eram só inerentes ao homem. Assim nasceram os ritos: criança com a primeira menstruação passa a ser mulher e consegue gerar vida; criança que inicia a sua primeira caçada e passa a ser homem.




Neolítico
Neste período o homem além de caçar e pescar, começou a criar e domesticar animais, cultivar plantas o que levou a ter uma vida mais sedentária. Aprendeu em que época deveria arar, plantar, colher; qual a época do acasalamento dos animais, etc., e assim nasce uma espécie de calendário transmitido oralmente: Roda do Ano.