Mandamento Wiccan

Faça o que entender, desde que não prejudique ninguém

domingo, 19 de outubro de 2008

Roda do Ano

Hemisfério Norte

Samhain - 31 de Outubro
Yule ou Solstício de Inverno - 21 de Dezembro
Imbolc ou Candlemas - 02 de Fevereiro
Ostara ou Equinócio da Primavera - 21 de Março
Beltaen - 1 de Maio
Litha ou Solstício de Verão - 21 de Junho
Lughnasadh ou Lammas - 1 de Agosto
Mabon ou Equinócio de Outono - 21 de Setembro




Samhain
Hemisfério Norte – 31 de Outubro
Marca o fim, como o início de um novo ano. Comemora-se o Dia dos Mortos
Samhain também é conhecido como Festa das Maçãs.

Festa celta dos mortos, venerando o Senhor Ariano da Morte, Samana. Representa a chegada do inverno. A neve traz a morte das plantas, o fim das colheitas. O homem aprendeu que tinha de manter provisões para esta época do ano. Na noite de 31 de Outubro, existe uma aproximação entre o mundo dos vivos e dos que já partiram. Como a reencarnação é aceite entre os wiccanos, não é uma data de tristeza pelos que já cruzaram a ponte de Summerland, é apenas o reconhecimento dum facto inevitável de que se nascemos, um dia morreremos. A Deusa da Agricultura abdica do seu poder sobre a Terra a favor do Deus Cornífero da Caça. Os campos férteis dão lugar às florestas nuas.
No século V a.c. o verão terminava oficialmente no dia 31 de Outubro com a comemoração Samhain que traduz o significado do fim dos dias do Sol, a morte abstracta do nosso Deus para mergulhar no ventre da Mãe, iniciando assim mais um ano.

Frutas e plantas
verbena,crisântemo, calêndula, absinto, pêra, avelã, romã, grãos e castanhas,bolotas, giesta, maçãs, beladona, fetos, linho, urze, verbasco, folhas de carvalho, abóboras, sálvia e palha .
Comida Típica
beterrabas, nabos, milho, castanhas, pratos à base de gengibre, vinho quente, sidra e pratos de carne.



Yule
Hemisfério Norte - 21 de Dezembro
Solstício de Inverno
Deus renasce como o filho gerado pela Deusa em Beltane. Yule representa o fim dos dias escuros. o Sol ressurge no céu, trazendo calor e novamente a vida nas florestas e campos. Pedimos aos nossos Deuses que rejuvenesçam nossos corpos e corações, que nos tragam novas esperanças. É tempo de nos libertarmos das coisas antigas.
É a noite mais longa do ano, em que a Deusa é a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol que nasceu para trazer Luz ao mundo.
Frutas e plantas
Louro, alecrim, sálvia, zimbro, fruto do loureiro, cardo santo, cedro, camomila, sempreviva,
olíbano, azevinho, visco, musgo, carvalho, pinhas.
Comida típica
Castanhas assadas, maçã, pêra, cidra, gengibre.




Imbolc ou Candlemas
Hemisfério Norte - 02 de Fevereiro
Festa do Fogo ou a noite de Brigit.

Imbolc, em gaélico, quer dizer "na barriga" da mãe. No útero da Terra da Mãe, foi plantada a semente no solstício (Beltane). A criança nasceu e agora está crescendo tal como o novo ano. Oimelc que tem o mesmo significado que Imbolc, quer dizer "leite de ovelhas" por ser esta a estação da amamentação desses animais.
É celebrado a despedida do Inverno e dão-se as boas vindas à Primavera. O Sol recem-nascido representa a criança pequena que ainda se alimenta da sua Mãe. Época para novos começos. É tradicional iluminar todas as divisões da casa por alguns minutos durante a noite, simbolizando assim o retorno do Sol e do calor à Terra. O Sabbath é dedicado à purificação, acendendo muitas velas que representam a nossa própria iluminação.
Frutas e plantas
Louro, benjoim, mirra, urze, flores amarelas,angélica, manjericão.
amarelas.
Comida Típica
Lacticínios, comidas encorpadas e condimentadas, pratos com pimenta, cebolas, passas e vinho bem forte.



Ostara
Hemisfério Norte - 21 de Março
Equinócio da Primavera

Ostara celebra a chegada da nova estação. Marca a data em que a noite e o dia são iguais. Um dos símbolos é o coelho, pois é o animal sagrado da Deusa Oster, Deusa escandinava da fertilidade. Ostara é a época em que a neve começa a derreter, os dias têm mais calor e luz e a flora começa a desabrochar. O inverno passou e a vida começa novamente. É tempo de plantar as sementes.
É pratica wiccana a decoração de ovos cozidos ou crus e decorados. Muitas culturas consideram o ovo como um símbolo da vida. A Deusa e o Deus despertam nos animais o desejo da reprodução. O Deus Cornífero encontra-se na sua plena maturidade e a Deusa é reverenciada no seu aspecto de Deusa da Primavera.
Frutas e plantas
Flores do campo, narciso, jasmim, madressilva, rosa, morango e violeta,bolota,cinco-folhas.
Comida típica
Sementes, verduras, abóbora, pratos com flores.

Beltane
Hemisfério norte - 1 de Maio
Grande Rito da Deusa e do Deus
Começo do Verão
A palavra Beltane significa "fogo sagrado" e celebra o inicio do verão e a colheita. Honra a face do Deus Celta e curandeiro Belenos. É tradição saltar fogueiras para obter fortuna, saúde e prosperidade. Na véspera de Maio, os Druidas elevavam os fogos de Beltane nas terras altas ao longo das Ilhas Britânicas, executavam magia, na intenção de trazer a luz solar até à Terra.
Em Beltane festejamos o grande amor que dá a vida. A Deusa e o Deus estão apaixonados e do seu amor, tudo nascerá. É tradição fazer um mastro de fitas que se chama Maypole. Cada fita tem uma cor e representa um desejo, que numa dança alegre, serão entrançadas, pois também, assim é o destino. Com essa prática, ficamos sob a protecção dos Deuses.
Frutas e plantas
Angélica, margarida, Freixo, malmequer, hera e olíbano,amêndoa, campainha, cinco-folhas, espinheiro,lilás, barba-de-bode, prímula, rosas e primaveras amarelas
Comida típica
derivados de leite, bolos de aveia, gelados de baunilha.
Litha ou solstício de verão
Hemisfério norte - 21 de Junho
Litha é celebrado pelas culturas pagãs em todas as partes do mundo. Dia mais longo do ano, quando o sol está no seu zénite. Litha simboliza o fim do reinado do Rei Carvalho, que é substituído agora pelo Rei do Azevinho, que regerá a Roda até ao solstício de Inverno. Época ideal para adivinhações, rituais curativos e magia em geral, uma vez que o Deus chega ao ponto máximo do seu poder.
Frutas e plantas
camomila, lavanda,rosa, cinco-folhas, sabugueiro, funcho, cânhamo, feto, artemísia, pinho, erva-de-são-joão, tomilho selvagem, glicínia e verbena.
Comidas típicas
vegetais, pão de centeio, hidromel, cerveja e frutas de verão.
Lughnasad ou Lammas
Hemisfério norte - 1 de Agosto
Lughnasad ou a Festa da Primeira Colheita, marca o fim do verão. Dedicado ao Deus Sol Celta Lugh. Época de colher o que plantámos. Costuma-se fazer bonecos com espigas de milho, representando os Deuses, que neste festival são chamados de Senhor e Senhora do Milho.
Frutas e plantas
flores de acácia, aloé, talo de milho, feno grego, olíbano, urze, Malva-rosa,murta, folhas de carvalho, girassol e trigo.
Comidas típicas
todo o tipo de pão, maças, amoras, grãos, cidra.
Mabon ou Equinócio de Outono
Hemisfério norte - 21 de Setembro
Mabon ou equinócio de Outono. Segundo período do ano em que o dia e a noite são iguais. Tempo de equilíbrio, gratidão aos Deuses e reflexão. Representa a segunda colheita da Roda e a maior do ano. A cada dia que passa o Sol enfraquece e com ele as plantas. É tradição fazer uma grande limpeza nos lares e prestar homenagem aos nossos antepassados.
Frutas e plantas
bolota, benjoim, fetos, madressilva, malmequer, plantas de sumo leitoso, mirra, folhas do carvalho, flor do maracujá, pinho, rosas, salva, selo-de-Salomão e cardo.
Comidas típicas
pães, amoras, frutas da época, vinho.