Mandamento Wiccan

Faça o que entender, desde que não prejudique ninguém

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Instrumentos de Altar

athame
Faca de lâmina dupla, cabo preto. Utilizada para canalizar a energia da criação do círculo mágico e para o encerramento do mesmo, para o corte de qualquer tipo de matéria nunca física. Ligada ao elemento Ar. Com o athame também se pode invocar os 4 elementos no ritual.
Boline
Foice ou faca de cabo branco, utilizada para o corte de matéria física como corte de ervas, entalhe de madeiras, velas, etc. Ligada ao elemento Ar.
Caldeirão
Símbolo do útero da Grande Deusa, nele tudo se transforma, portal da vida. Tradicionalmente têm 3 pés, cada um representando uma face da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã). Com ele fazem-se as poções, queimas, etc. Ligado ao elemento Água.
Pentáculo
Pentagrama em metal ou madeira simbolizando os 4 elementos, harmonizados pelo quinto elemento que é o espírito, o seu lugar no altar é no ponto central e é costume colocar-se objectos por cima com a finalidade de se lançar encantamentos. Ligado ao elemento Terra.
Cálice
Tigela de madeira ou copo cerimonial, usado para conter líquidos rituais. Representa o útero da Deusa, poder do Divino Feminino. Ligado ao elemento Água.
Incensário
utilizado para a queima de incenso e ervas, atraindo os poderes da Terra e do Céu. Representa o elemento Ar.
Taça com água
recipiente com água onde se mistura um pouco de sal para criar a água consagrada. Normalmente a taça é colocada à frente da vela que representa a Deusa
Taça com sal
recipiente com sal de preferência marinho e serve para criar a água consagrada. Normalmente a taça é colocada à frente da vela que representa Deus
Varinha Mágica ou Bastão
Utilizada desde os primeiros tempos em que se adoravam as árvores. As raízes aprofundavam-se no chão e os galhos estendiam-se para o céu. O tronco da árvore formava assim uma ponte entre o Submundo e o Céu. Árvores como o carvalho e a nogueira eram considerados como Deuses, quando a bruxa utilizava uma varinha feita de um galho, significava que ela era um emissário dos Deuses. Presentemente a varinha é feita de madeira ou metal e tem a mesma finalidade que o athame. No altar, pode ser substituída por uma vela de 7 dias. Ligada ao elemento Fogo.
Vassoura
Utilizada para limpar a área de ritual. Também é colocada como barreira protectora, atravessando a abertura do portal do círculo, quando este é deixado aberto. Representa a purificação. O cabo simboliza o género masculino e as palhas simbolizam o género feminino. O cabo poderá ser feito de Freixo e as ramas de Vidoeiro, sendo depois amarradas com ramos de Salgueiro.
Vela de União
Vela branca. Representa a união do poder e é colocada no centro do altar
Vela da Deusa
Vela de cor branca, representa o poder da Deusa
Vela do Deus
Vela de cor branca que representa o poder de Deus
Círculo Mágico
Espaço sagrado de aprendizagem e adoração. Por cada ritual que se leve a efeito, é necessário sempre constituir um círculo. Este acto designa-se por "Chamada da Ordem". A fase intermédia da cerimónia é aquela em que se realizam feitiços ou rituais. A fase final é a abertura do círculo e decorre depois dos rituais estarem completos e esta é a altura em que se liberta o poder do círculo.