Mandamento Wiccan

Faça o que entender, desde que não prejudique ninguém

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Wicca: perguntas e respostas



A Wicca têm como base a Religião da Deusa, outrora seguida por povos antigos, especialmente os celtas. Prega um retorno à natureza e o uso da magia para alcançar a felicidade e equilibrio. Milhares de pessoas seguem Wicca no mundo inteiro, mas ainda existem muitas dúvidas... a melhor definição para Wicca seria “Magia Natural”. As Divindades seguidas são livres, assim como a formação dos covens. As variações da Wicca são muitas! O único ponto comum que liga todas as correntes de Wicca é a magia natural e a adoração da Deusa e do Deus.

O que é Magia?
É uma forma milenar de canalizar energia para alcançar determinados objectivos. Não é milagre, nem sobrenatural. Existem várias formas de praticar, e a Wicca é apenas uma delas.

O que é a Magia Natural?
É uma forma de canalizar energia através da ligação com a natureza. Na Magia Natural utilizam-se coisas da natureza e simples de encontrar, como ervas, cristais, terra, água. Os rituais variam dos mais simples aos mais complexos, incluindo os rituais espontâneos.

Para que serve a Wicca?
Muitas pessoas procuram Wicca para fins pessoais, outras porque não se sentem completas com a religião que seguem e procuram algo mais. A Wicca tende a ser mais uma filosofia do que uma religião, pois a sua pratica é diária. Quem se torna um Wiccano vive uma vida mágica a cada dia, com muita consciência e responsabilidade. Em troca a Wicca devolve-nos a ligação com a natureza, com o planeta e com o eterno, ajudando-nos tanto a conquistar bens materiais como alcançar a sabedoria e iluminação. Claro que quanto mais tempo o Wiccano se dedicar, mais poderoso ele fica. Por isso a questão da responsabilidade é muito importante.

O que é necessário para seguir Wicca?
Paciência: a magia não acontece de repente, mas sim com esforço e principalmente equilibrio.
Persistência: como tudo na vida, o tempo será seu aliado se usá-lo bem.
Respeito: a tudo e todos, ao lugar onde vive, às plantas e animais, às pessoas que dividem o planeta consigo, mesmo que elas sejam diferentes de si.
Liberdade: ter uma mente livre de preconceitos, medos e receios, vai fazê-lo percorrer esse caminho muito mais rapidamente.
Sabedoria: saber quando é o seu ego, orgulho ou desejo pessoal a comandar fará toda a diferença entre ser um Wiccano do bem ou do mal. Ouça a voz superior.
Empatia: o Wiccano faz parte de tudo o que vive, respira ou simplesmente existe.
Disciplina:estudo e treino requerem tempo. Não se chegará a lado algum sem ele.
Amor: nem todos conseguem desenvolvê-lo..o amor de verdade é como aquele que Jesus pregou, aquele do qual Krishna e Buda falaram. O amor que perdoa, que releva, que enfrenta e que existe acima de todas as coisas. Esse tipo de amor aproxima o wiccano de forças tão elevadas que terá muito mais poder com suas magias...